[Tutorial] – Como fazer fumaça colorida

Publicado por malombraz Em 02/02/2012

Mesmo com o ultimo artigo sobre o assunto ainda recebi vários e-mails de pessoas perguntando sobre fumaça colorida. Pensando nisso resolvi fazer um tutorial bem completo mostrando as diversas formas de conseguir à tão falada fumaça colorida.

 

Bomba de Fumaça:

“Nitrato de potassio e bicarbonato de sodio se coloca FORA DO FOGO!!!”

1- Pega uma panela velha
2- Coloca 6 colheres de salitre do chile(nitrato de potássio)
com 5 colheres de açúcar
3- Em fogo baixo e sempre mexendo pra não da efeito na panela
4- Quando vira pasta você tira a panela do fogo
e coloca o bicabornato de sódio (a pasta vai da uma levantada na hora isso e normal)
5- Coloca o corante também e mistura
6- Pronto a pasta está pronta
7- Coloque a pasta em um tubo e coloque uma caneta no meio dela, espere uma hora para que a caneta de o molde e faça com que a combustão seja melhor
8- Tire a caneta e enfie um pavio grande de bomba e coloque um pedaço de algodão para fixá-lo.
9- Enrole todo o tubo com fita isolante, e não se esqueça de deixar um orifício para o pavio e está pronta para acende-la!!!

Aviso: Se seguir o procedimento sairá tudo correto, porém nos não nos responsabilizamos, a escolha de fazer é sua.

 

Photoshop:

1- Pressione Ctrl+O e abra uma imagem de fumaça qualquer. Nesse tutorial usaremos a seguinte imagem:

2- Agora pressione Ctrl+l para inverter as cores da imagem, vá em Layer> New Adjustment Layer> Leveis para abrir a caixa de Levels, defina os valores abaixo e pressione Ok.

3- Agora vá em Filter> Sharpen> Unsharp Mask e defina os valores abaixo:

4 – Pressione Ctrl+Shift_Alt+N para criar uma nova layer, defina o modo blend da layer em color.

5- Pressione a letra B do teclado para selecionar a Brush Tool, escolha cores variadas e pinte sobre a fumaça para criar o efeito abaixo:

6- No final sua imagem estará como a da foto abaixo.

Basta fazer isso na sua foto soltando fumaça e mostra para os seus amigos. E claro, jurando até o fim que não foi photoshop.

 

Manual de Pirotecnia – Coloridas:
As fumacascoloridas dos artefatos pirotécnicos são sempre sublimações, de anilina principalmente . Existe um grupo enorme de anilina cujo poder de sublimação é admirável. Os corantes azo são exemplo disso.Até as impressoras de computador usam hoje um processo de impressão por sublimação de anilinas.
Para producao escolhe-se uma anilina mais apropriada a sublimação através de um teste de chapa quente. Um pouco de anilina , menos de uma grama , derramada sobre uma chapa aquecida , produz uma nuvem da mesma cor da sua solução. Se não vaporiza nem sublima , não serve para fumigenos. temperatura da chapa: entre 1oo e 200 graus centígrados.
Inicialmente faz-se uma composição básica de baixo poder calorifico, e sem produtos volateis capazes de chama ou fácil inflamação. A esta composição básica é acrescentada a anilina pura . Acende-se. A mistura queima , produz calor e a anilina sublima-se, saindo misturada aos gases da combustão.
Estes gases da combustão são a alma do artefato, pois eles arrastam para fora o sublimado. Efeito venturi. Sem eles a anilina carboniza.
Eles também transportam calor adicional para ambientar e manter o calor das partículas, sustentando a visibilidade. Portanto devem ser gases neutros. Não reativos com o sublimado para evitar alterações de cor. Diferente dos mistos de luz colorida onde os gases de cloro gerados na combustão melhoram a intensidade de cor.
O maior inconveniente é o ponto de sublimação. A quantia de calorias e temperatura , tem limites estreitos. O misto base, que gero o calor não pode ultrapassar esses limites, sob pena de queimar o sublimado, produzindo fumaça branca ou negra. A fumaça negra provem quase sempre da formação de chama.
Toda fumaça colorida é de fácil inflamação.Afinal é um combustivel em forma de vapor misturador com o ar e aquecido.
Para evitar a chama deve-se impedir a presença de partículas superaquecidas na presença do ar. Fagulhas , não podem existir.
Os produtos da combustão devem ser gasosos, resíduos sólidos produzem uma massa de borra e cinzas , que oxidam e queimam o sublimado que provem das partes inferiores do artefato. A fumaça colorida fica esbranquiçada.
A temperatura normal varia de 120* a 250*m graus dentro do recipiente , conforme a anilina. Quase todas carbonizam a 300*. A composição basica, ou misto tem um oxidante forte e um hidrato de carbono como combustível, sendo a anilina o próprio aglutinante. Uma parte do misto é mesclada a cinco partes de anilina pura .
Observe-se que o misto que tem que queimar tem suas partículas afastadas umas das outras, ou seja cada partícula que queima esta envolvida por uma quantidade de anilina. Isso diminui a velocidade de queima do misto básico. Com a saída da anilina, forma-se uma cinza ou borra porosa, verdadeira espuma negra rígida, dentro do artefato.
Exatamente para facilitar a saída do sublimado, é que se evita compactar demais as misturas fumigenas coloridas. Raramente são prensadas. Acomoda-se com puncão e pressao manual.
Como oxidantes, os sais de cloro e amônio são os preferidos. Nitratos são rejeitados por deixarem uma borra incandescente, e oxidam as anilina durante o armazenamento do artefato. Esta oxidação muda a cor da fumaça. Os oxidas em geral são evitados pelas mesmas razoes.
Os combustíveis são aqueles de baixo poder calorifico. derivados de carbono preferivelmente . Combustíveis minerais são impróprios, principalmente por falta de controle de queima nas baixas temperaturas requeridas pelas anilinas sublimaveis.
O problema de acumulo de calor, capaz de acelerar a combustão a ponto de romper o recipiente por pressão de gases é muito comun. A queima inicia lenta, acumulando calor, que vai acelerando o ritmo.

Maisqueima mais calor excedente, mais acelera, ate detonação.
Um fumigeno, aparentemente inofensivo, queimando como um cigarro, pode-se transformar em uma bomba após 5 ou l0 segundos de funcionamento.. Por essa razão os recipientes costumam ser frágeis.
O controle da escada térmica, digamos escala exotermica , deve ser rígido. Numa proporção menor apenas esbranquiça a fumaça , e na maior torna-se perigosa.
Sendo sublimações, os fumigenos necessitam de confinamento para produzir a fumaça. Nas fumaças coloridas, o misto livre e solto apenas queima com chama e fumaça preta. Só confinado e que funciona. As vezes esse confinamento pode ser químico, em vez de mecânico.
O uso de resinas sintéticas para criar um enclausuramento de cada partícula, quando misturada ao misto, resulta no mesmo efeito que embalado em recipientes.
A propósito dos recipientes, ha de observar-se cuidados especiais pois eles funcionam como dissipadores do excesso de calor em alguns casos e acumuladores de calor em outros, conforme o misto .

Tutorial completo: http://student.dei.uc.pt/~peter/manual/pag10.htm

 

 

Fumaça com Laser:

Fumaça laser:
1-  Alugue,  compre ou pegue emprestada de um amigo uma maquina de Gelo Seco (daquelas de festa mesmo)
2- Consiga um laser com varias cores e ligue por traz de fumaça.
PRONTO!

 

Bem estes são alguns meios de se conseguir fumaça colorida… AHHHH Você queria saber como fazer pra soltar fumaça colorida de seu narguile? A resposta é simples.
NÃO TEM COMO! A menos que inale a fumaça que você aprendeu a fazer com este tutorial e depois sopre, mas seu pulmão não vai durar muito tempo assim!




coded by nessus

12 Comentários para “[Tutorial] – Como fazer fumaça colorida”

  1. karoll says:

    como faz para sair fumaça colorida do narguile????
    me diz pelo por favor….
    bjss* serio me diz..

  2. Gabriel Zonta says:

    Gente é tao mais simples, vc apenas compra a enssencia colorida no shopping aki da minha cidade ja tem, ai aonde voces moram derem ter tambem

  3. rayza pawlowsky says:

    como q faz fumaça colorida ?

  4. Pedro H. says:

    Bom.. pra soltar fumaça colorida.. voce tem q comprar uma caxinha de tinta guache e tomar todos os tubinhos de tinta.. depois vai fuma.. quem sabe vc solta alguma coiza colorida D:.. taquelpariu em! nao basta fumar sentir o sabor e aroma tem que sair fumaça colorida… é pra acaba kkkkkkkk

  5. vitor says:

    cara sera que da pra fazer um video aula eu agradeço e mais facil pois n entendi se fizer me inscrevo no seu canal vlw.

  6. felhype says:

    É só picar um pedacinhos de papel crepom junto com a essencia.

Deixe um Comentário

Pagina no Facebook
Parceiros

Sobre Mim

There is something about me..

Twitter

    Photos

    Ative o plugin Flickrss para aparecer aqui as imagens!