TOP
Dicas

Fumaça colorida?

A pouco tempo atrás a internet estava cheia de fotos com pessoas fumando e soltando fumaça colorida.

Recebi alguns e-mails perguntando qual era a essência, o que colocar no vaso ou qual técnica para conseguir aquele tipo de fumaça!
Não acredito como as pessoas ainda conseguem acreditar nesse tipo de coisa! O segredo meus amigos é o photoshop e na verdade um efeito bem básico.

O único jeito de soltar fumaça colorida deve ser tomando muito acido ou coisas do tipo.
Porque até hoje não existe nenhuma essência, nenhum método nem nada que faça você soltar fumaça estilo arco-íris

 

Mesmo com o ultimo artigo sobre o assunto ainda recebi vários e-mails de pessoas perguntando sobre fumaça colorida. Pensando nisso resolvi fazer um tutorial bem completo mostrando as diversas formas de conseguir à tão falada fumaça colorida.

 

Bomba de Fumaça:

“Nitrato de potassio e bicarbonato de sodio se coloca FORA DO FOGO!!!”

1- Pega uma panela velha
2- Coloca 6 colheres de salitre do chile(nitrato de potássio)
com 5 colheres de açúcar
3- Em fogo baixo e sempre mexendo pra não da efeito na panela
4- Quando vira pasta você tira a panela do fogo
e coloca o bicabornato de sódio (a pasta vai da uma levantada na hora isso e normal)
5- Coloca o corante também e mistura
6- Pronto a pasta está pronta
7- Coloque a pasta em um tubo e coloque uma caneta no meio dela, espere uma hora para que a caneta de o molde e faça com que a combustão seja melhor
8- Tire a caneta e enfie um pavio grande de bomba e coloque um pedaço de algodão para fixá-lo.
9- Enrole todo o tubo com fita isolante, e não se esqueça de deixar um orifício para o pavio e está pronta para acende-la!!!

Aviso: Se seguir o procedimento sairá tudo correto, porém nos não nos responsabilizamos, a escolha de fazer é sua.

 

Photoshop:

1- Pressione Ctrl+O e abra uma imagem de fumaça qualquer. Nesse tutorial usaremos a seguinte imagem:

2- Agora pressione Ctrl+l para inverter as cores da imagem, vá em Layer> New Adjustment Layer> Leveis para abrir a caixa de Levels, defina os valores abaixo e pressione Ok.

3- Agora vá em Filter> Sharpen> Unsharp Mask e defina os valores abaixo:

4 – Pressione Ctrl+Shift_Alt+N para criar uma nova layer, defina o modo blend da layer em color.

5- Pressione a letra B do teclado para selecionar a Brush Tool, escolha cores variadas e pinte sobre a fumaça para criar o efeito abaixo:

6- No final sua imagem estará como a da foto abaixo.

Basta fazer isso na sua foto soltando fumaça e mostra para os seus amigos. E claro, jurando até o fim que não foi photoshop.

 

Manual de Pirotecnia – Coloridas:
As fumacascoloridas dos artefatos pirotécnicos são sempre sublimações, de anilina principalmente . Existe um grupo enorme de anilina cujo poder de sublimação é admirável. Os corantes azo são exemplo disso.Até as impressoras de computador usam hoje um processo de impressão por sublimação de anilinas.
Para producao escolhe-se uma anilina mais apropriada a sublimação através de um teste de chapa quente. Um pouco de anilina , menos de uma grama , derramada sobre uma chapa aquecida , produz uma nuvem da mesma cor da sua solução. Se não vaporiza nem sublima , não serve para fumigenos. temperatura da chapa: entre 1oo e 200 graus centígrados.
Inicialmente faz-se uma composição básica de baixo poder calorifico, e sem produtos volateis capazes de chama ou fácil inflamação. A esta composição básica é acrescentada a anilina pura . Acende-se. A mistura queima , produz calor e a anilina sublima-se, saindo misturada aos gases da combustão.
Estes gases da combustão são a alma do artefato, pois eles arrastam para fora o sublimado. Efeito venturi. Sem eles a anilina carboniza.
Eles também transportam calor adicional para ambientar e manter o calor das partículas, sustentando a visibilidade. Portanto devem ser gases neutros. Não reativos com o sublimado para evitar alterações de cor. Diferente dos mistos de luz colorida onde os gases de cloro gerados na combustão melhoram a intensidade de cor.
O maior inconveniente é o ponto de sublimação. A quantia de calorias e temperatura , tem limites estreitos. O misto base, que gero o calor não pode ultrapassar esses limites, sob pena de queimar o sublimado, produzindo fumaça branca ou negra. A fumaça negra provem quase sempre da formação de chama.
Toda fumaça colorida é de fácil inflamação.Afinal é um combustivel em forma de vapor misturador com o ar e aquecido.
Para evitar a chama deve-se impedir a presença de partículas superaquecidas na presença do ar. Fagulhas , não podem existir.
Os produtos da combustão devem ser gasosos, resíduos sólidos produzem uma massa de borra e cinzas , que oxidam e queimam o sublimado que provem das partes inferiores do artefato. A fumaça colorida fica esbranquiçada.
A temperatura normal varia de 120* a 250*m graus dentro do recipiente , conforme a anilina. Quase todas carbonizam a 300*. A composição basica, ou misto tem um oxidante forte e um hidrato de carbono como combustível, sendo a anilina o próprio aglutinante. Uma parte do misto é mesclada a cinco partes de anilina pura .
Observe-se que o misto que tem que queimar tem suas partículas afastadas umas das outras, ou seja cada partícula que queima esta envolvida por uma quantidade de anilina. Isso diminui a velocidade de queima do misto básico. Com a saída da anilina, forma-se uma cinza ou borra porosa, verdadeira espuma negra rígida, dentro do artefato.
Exatamente para facilitar a saída do sublimado, é que se evita compactar demais as misturas fumigenas coloridas. Raramente são prensadas. Acomoda-se com puncão e pressao manual.
Como oxidantes, os sais de cloro e amônio são os preferidos. Nitratos são rejeitados por deixarem uma borra incandescente, e oxidam as anilina durante o armazenamento do artefato. Esta oxidação muda a cor da fumaça. Os oxidas em geral são evitados pelas mesmas razoes.
Os combustíveis são aqueles de baixo poder calorifico. derivados de carbono preferivelmente . Combustíveis minerais são impróprios, principalmente por falta de controle de queima nas baixas temperaturas requeridas pelas anilinas sublimaveis.
O problema de acumulo de calor, capaz de acelerar a combustão a ponto de romper o recipiente por pressão de gases é muito comun. A queima inicia lenta, acumulando calor, que vai acelerando o ritmo.

Maisqueima mais calor excedente, mais acelera, ate detonação.
Um fumigeno, aparentemente inofensivo, queimando como um cigarro, pode-se transformar em uma bomba após 5 ou l0 segundos de funcionamento.. Por essa razão os recipientes costumam ser frágeis.
O controle da escada térmica, digamos escala exotermica , deve ser rígido. Numa proporção menor apenas esbranquiça a fumaça , e na maior torna-se perigosa.
Sendo sublimações, os fumigenos necessitam de confinamento para produzir a fumaça. Nas fumaças coloridas, o misto livre e solto apenas queima com chama e fumaça preta. Só confinado e que funciona. As vezes esse confinamento pode ser químico, em vez de mecânico.
O uso de resinas sintéticas para criar um enclausuramento de cada partícula, quando misturada ao misto, resulta no mesmo efeito que embalado em recipientes.
A propósito dos recipientes, ha de observar-se cuidados especiais pois eles funcionam como dissipadores do excesso de calor em alguns casos e acumuladores de calor em outros, conforme o misto .

Tutorial completo: http://student.dei.uc.pt/~peter/manual/pag10.htm

 

 

Fumaça com Laser:

Fumaça laser:
1-  Alugue,  compre ou pegue emprestada de um amigo uma maquina de Gelo Seco (daquelas de festa mesmo)
2- Consiga um laser com varias cores e ligue por traz de fumaça.
PRONTO!

 

Bem estes são alguns meios de se conseguir fumaça colorida… AHHHH Você queria saber como fazer pra soltar fumaça colorida de seu narguile? A resposta é simples.
NÃO TEM COMO! A menos que inale a fumaça que você aprendeu a fazer com este tutorial e depois sopre, mas seu pulmão não vai durar muito tempo assim!

«

»

1 COMMENT
  • Olá, isso é um comentário.
    Para começar a moderar, editar e deletar comentários, visite a tela de Comentários no painel.
    Avatares de comentaristas vêm a partir do Gravatar.

what do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso Instagram

  • Instagram Image
  • Instagram Image
  • Prepare essa pegadinha você também.
  • Marque aquele "amigo" que já quebrou um rosh e sumiu.
  • Instagram Image
  • Quando você vai pro rolê e tem MUITO mais gente do que narguile!
  • E aí qual pílula você tomaria, a azul ou a vermelha?
  • Quem já provou esse sabor da blue horse deixa aí nos comentários.

Follow Me!